Tecido Muscular

Tecido Muscular


É o tecido responsavel pelos movimentos corporais, é constituido por células alongadas (actina e miosina) e sua origem embrionaria é o mesoderma.
Ele é dividido em três tipos, o estriado esquelético que é responsável por tracionar os ossos nos movimentos voluntários, o liso que esta presente dentro de órgãos como no intestino pro exemplo, e o estriado cardíaco que é esclusivo do coração.
As principais características desses três tipos são:

Tecido muscular liso:
-É formado por algomerados de células fusiformes
-Não possuem estrias transversais
-Tem contração involuntaria
-Apresenta junções comunicantes
-Possui núcleo central

Tecido muscular estriado cardiaco:
-Apresenta estrias transversais
-É formado por células alongadas e ramificadas
-Apresenta discos intercalares
-Tem contração involuntaria e rítmica
-Apresenta um ou mais núcleos centrais

Tecido muscular estriado esquelético:
-Formado por feixe de células cilindricas, londas e multinucleadas
-Apresenta estriações transversais
-Tem contrações voluntarias
-Possuiu núcleo periferico
-Possui sarcômero, que é a unidade morfofuncional que forma as miofibrilas


                           Fibras Musculares




Na maioria dos músculos esqueléticos, as fibras se extendem por todo o comprimeito do órgão, e com exceção de cerca de 2%, cada uma é inervada por uma única terminação terminosa localizada à sua região mediana.Cada músculo do corpo é formado pelas chamadas fibras musculares que podem ser rápidas, lentas e outras com características intermediárias entre as rápidas e lentas.
O sarcolema é a membrana celular da fibra muscular. Todavia, o sarcolema consiste em uma membrana celular verdadeira,denominada membrana plasmática, e uma fina camada de material polissacarídeo similar ao das membranas basais que circundam os capilares sanguíneos; fibrilas colágenas finas também estão presentes na camada mais externa do sarcolema.
Cada ibra muscular contém de várias centenas a muitos milhares de miofibrilas, que são representadas pelo pontilhado no corte transversal. Cada miofibrila, por sua vez, apresenta, dispostos lado a lado, cerca de 1.500 filamentos de miosina e o dobro de filamentos de actina, que são grandes moléculas protéicas polimerizadas responsáveis pela contração muscular.
As miofibrilas estão suspensas no interior da fibra muscular numa matriz denominada sarcoplasma, que é composta de constituintes intracelulares comuns. O líquido do sarcoplasma contém grandes quantidades de potássio, magnésio, fosfato e enzimas protéicas.
Também no sarcoplasma há um retículo endoplasmático exenso, que na fibra muscular denomina-se retículo sarcoplasmático. Esse retículo apresenta uma organização especial de extrema importância no controle da contração muscular.


                                       Contração Muscular

A contração muscular é chamada isométrica quando o músculo não se enxurta durante a contração,e isotônica quando ele se encurta, porém a tensão muscular permanece constante. A contração isométrica  não implica em movimentos de deslizamento das miofibrilas, mas desenvolve-se força. Esse deslizamento ocorre na contração isotônica, com o deslocamento de carga, o que permite a realização de trabalho exerno, um efeito que, por motivos ainda desconhecidos, causa maior consumo de energia química pelo músculo.
  O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular.
  Assim que cessa o estímulo, o cálcio é rebombeado para o interior do retículo sarcoplasmático e cessa a contração muscular.
  A energia para contração muscular é suprida por moléculas de ATP(produzidas durante a respiração celular). O ATP atua na ligação de miosina à actina, o que resulta na contração muscular . Mas a principal reserva de energia nas células musculares é a fosfocreatina, onde grupos de fosfatos, ricos em energia, são transferidos da fosfocreatina para o ADP, que se transforma em ATP. Quando o trabalho muscular é intenso, as células musculares repõem seus estoques de ATP e de fosfocreatina, intensificando a respiração celular, utilizando o glicogênio como combustível.


                    Fibras Musculares Rápidas e Lentas

Todo músculo esquelético do corpo possui fibras de contração rápida e de contração lenta.   Suas diferenças estão tanto em suas características estruturais quanto funcionais.
  As fibras de contração rápida podem proporcionar grandes quantidades de potência de contração, podendo suportar trabalhos de segundos a um minuto. Por outro lado, as fibras de contração lenta são responsáveis pela resistência da contração, permitindo forças suficientes para contrações prolongadas, podendo persistir por vários minutos ou horas.
  A quantidade de fibras de contrações rápidas ou lentas que um músculo pode possuir, vai depender do papel que esse músculo desempenha no corpo. Um músculo com função de resistência, sustentação, que responde de forma lenta, suportando maior tempo de contração, possuem maior número de fibras lentas, que são preparadas para atender essas características. As fibras lentas são adaptadas para atividade muscular prolongada e contínua, como a de sustentação do corpo contra a ação da gravidade e atividades esportivas de longa duração como a maratona. Já as fibras rápidas são adaptadas para contrações musculares muito rápidas e fortes, como as que ocorrem nos saltos e corridas curtas.

 

0 comentários:

Postar um comentário